Há duas semanas fomos ao zoológico. Havia 4 anos que não levávamos o Gabriel lá. A última vez que fomos, foi na comemoração dos seus 2 aninhos. Dessa vez, fomos com o vovô Domingos, Marcelo e Anadeth, pais da Natália, amiguinha que se dá super bem com o nosso garotão e que é esperta, inteligente e bem falante, uma ótima companhia pra ele. Antes de chegarmos lá, disse que queria ver os elefantes e as girafas. Quando chegamos, enquanto todos estavam interessados em ver os animais, senti que havia algo que chamava mais a sua atenção: as placas de sinalização e as pontes. Ele é fascinado por pontes. É capaz de ficar passando um bom tempo de um lado pro outro e não cansar. Isso é muito comum em crianças dentro do espectro autista. Eles ficam interessados por detalhes menos importantes ou que não são o foco principal. Ele até prestava atenção nos animais, mas queria ler tooodas as placas por perto. E ficava chateado caso não lesse. E queria passar por tooodas as pontes.
|
A placa que ele mais gostou.
Estava na área do rinoceronte, que nem chamou tanto sua atenção.
|
|
A cara de felicidade dele por ter atravessado essa ponte |
Ainda que tenha chovido, foi uma tarde divertida e vê-lo na companhia de outras crianças é muito bom, porque o ajuda e o insere cada vez mais no nosso mundo, "dito" normal.
Falando ainda nesse assunto, estávamos indo para a psicoterapia, quando passamos na frente de um hospital. O trânsito estava meio parado e eu distraída escutava música. De repente o Gabriel fala: - Mamãe sabia que aqui não pode tocar instrumentos? - Como assim? O quê? Não entendia o que ele falava. – É mamãe, aqui não pode tocar instrumentos musicais. Não pode tocar trombone. – ÃÃ??? Fiquei sem entender. O trânsito andou um pouquinho e vi a seguinte placa a frente:
Então entendi. Atencioso esse nosso garoto, não é?
Sei como é esse negócio de ler TODAS as placas.. o Lu quando era pequeno tinha que passar em cima de TODOS os bueiros a pé, ou de carro, hehehe. Depois tínhamso que parar de casa em casa pra vermos TODOS hidrômetros... meu Deus... era um terror.
ResponderExcluirEntendo esse negócio da ponte, parece que gostam da visão de ir e voltar, da sensação quando pisam, sei lá...Lu não faz isso só em pontes, as vezes quando tem correntes em volta de algum lugar como em um banco, ele fica indo e voltando olhando de rabo de olho...
Adorei a percepção dele quanto ao trobone... ele entendeu a placa e com seu pensamento concreto achou que era porque não podia tocar instrumentos! Perfeito! Esses meninos são fantásticos!
hahahaha essas pérolas são as melhores né? Adoro blogs por causa disso: coisas do cotidiano são compartilhadas e guardadas pra sempre!
ResponderExcluirGabriel é muito esperto e tenho certeza que amou o passeio... eles se divertem do jeito deles mas absorvem tbm muitas coisas que parecem não ter interesse... depois em outra ocasião comentam e a gente descobre que eles gostaram de determinada coisa!
Adoramos levar Lu pra passear pois ele interage e vê quanta coisa boa existe no mundo!
beijos
Adorei este post! Fiquei feliz dele ter gostado do passeio e atravessado todas as pontes do Zológico! Foi interessante saber que ele se focou em todas as placas, Saudades dele!!! Mas no Natal, a gente vai se encontrar de novo!!! Muitos beijos!!!
ResponderExcluirdeixei um selinho pra vc lá no meu blog!
ResponderExcluirwww.projetobb.blogspot.com
bjo