Alguns comportamentos do Gabriel estão sendo trabalhados, desconstruídos ou desaprendidos. Alguns vão deixando de acontecer e outros reaparecem do nada. Desde uns 2 anos e meio percebi que o Gabriel brincava de um jeito diferente. Brincava sozinho, sem pedir ajuda, aliás até hoje é muito independente e raramente pede pra brincarmos com ele. Ontem aconteceu algo que há muito tempo ele não fazia: enfileirar brinquedos ou objetos, o que é muito comum em crianças autistas. A brincadeira perde seu sentido principal e o mais importante é o jeito de arrumar, não há outra função. Lembro que ele já fazia muito isso com seus carrinhos. Demorava um tempo para arrumar e a brincadeira era só essa. Os carros não andavam, só ficavam ali uns atrás dos outros. Não havia a fantasia de uma estrada, movimento de andar ou correr, muito menos a imitação do barulho dos motores. Claro, essas coisas acontecem quando a imaginação está presente e no autista essa habilidade é pequena ou até inexistente. Hoje percebo que havia algo já sinalizando nessa época. Mas como não tínhamos a menor idéia disso, passou despercebido. Parece que essa forma de brincar diz respeito a necessidade de se acalmarem colocando seu próprio mundo em ordem ou pelo simples fato de não saberem brincar da forma adequada, utilizando a função correta do brinquedo. Ele tem brincado bastante com seu Lego do Star Wars, aliás, é sua fixação atual, e me surpreendi com todas as armas dos clones organizadas em uma linha e quando perguntei o porquê disso ele não soube explicar. Atualmente, temos no esforçarmos para interagir mais com ele por meio de bricadeiras de esconde-esconde, massagens, jogos como soletrando, da memória, etc. Sempre ensinando as regras e a forma correta de explorar as brincadeiras. A imaginação está começando a aparecer na invenção de estórias e quando imita o jogo de tênis com raquete e bolas invisíveis. São progressos pequenos mas muito comemorados. Toca aqui garoto!!!
Muito boa a idéia do blog! Vou colocar como favorito para poder acompanhar os progressos do Gabriel. Estamos torcendo por vocês. Muitos beijos,
ResponderExcluirO famoso Star Wars!!
ResponderExcluirNunca vou esquecer quando vi o Gabriel pegando a caixa desse brinquedo e começou a digitar STAR WARS e LEGO no navegador, dando um 'enter' e entrando em vários sites de jogos... égua do garoto esperto!
Só de olhar esses brinquedos dá muitas saudades!
Obrigada pela torcida Tia Stella. Bjs
ResponderExcluirÉ muito gostoso acompanhar vocês aqui. Me faz crescer. Coloquei no meu blog um link que direciona ao seu. Ok?
ResponderExcluirPrecisamos nos encontrar. Bjossssssssssss
Lud.