quinta-feira, 25 de novembro de 2010

As placas tem chamado muito atenção


Há duas semanas fomos ao zoológico.  Havia 4 anos que não levávamos o Gabriel lá. A última vez que fomos, foi na comemoração dos seus 2 aninhos. Dessa vez, fomos com o vovô Domingos, Marcelo e Anadeth, pais da Natália, amiguinha que se dá super bem com o nosso garotão e que é esperta, inteligente e bem falante, uma ótima companhia pra ele. Antes de chegarmos lá, disse que queria ver os elefantes e as girafas.  Quando chegamos, enquanto todos estavam interessados em ver os animais, senti que havia algo que chamava mais a sua atenção: as placas de sinalização e as pontes. Ele é fascinado por pontes. É capaz de ficar passando um bom tempo de um lado pro outro e não cansar.  Isso é muito comum em crianças dentro do espectro autista. Eles ficam interessados por detalhes menos importantes ou que não são o foco principal. Ele até prestava atenção nos animais, mas queria ler tooodas as placas por perto. E ficava chateado caso não lesse.  E queria passar por tooodas as pontes.

A placa que ele mais gostou.
Estava na área do rinoceronte, que nem chamou tanto sua atenção.
A cara de felicidade dele por ter atravessado essa ponte

Ainda que tenha chovido, foi uma tarde divertida e vê-lo na companhia de outras crianças é muito bom, porque o ajuda e o insere cada vez mais no nosso mundo, "dito" normal.
Falando ainda nesse assunto, estávamos indo para a psicoterapia, quando passamos na frente de um hospital. O trânsito estava meio parado e eu distraída escutava música. De repente o Gabriel fala: - Mamãe sabia que aqui não pode tocar instrumentos? - Como assim? O quê? Não entendia o que ele falava. – É mamãe, aqui não pode tocar instrumentos musicais. Não pode tocar trombone. – ÃÃ??? Fiquei sem entender. O trânsito andou um pouquinho e vi a seguinte placa a frente:

Então entendi. Atencioso esse nosso garoto, não é? 

4 comentários:

  1. Sei como é esse negócio de ler TODAS as placas.. o Lu quando era pequeno tinha que passar em cima de TODOS os bueiros a pé, ou de carro, hehehe. Depois tínhamso que parar de casa em casa pra vermos TODOS hidrômetros... meu Deus... era um terror.

    Entendo esse negócio da ponte, parece que gostam da visão de ir e voltar, da sensação quando pisam, sei lá...Lu não faz isso só em pontes, as vezes quando tem correntes em volta de algum lugar como em um banco, ele fica indo e voltando olhando de rabo de olho...

    Adorei a percepção dele quanto ao trobone... ele entendeu a placa e com seu pensamento concreto achou que era porque não podia tocar instrumentos! Perfeito! Esses meninos são fantásticos!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha essas pérolas são as melhores né? Adoro blogs por causa disso: coisas do cotidiano são compartilhadas e guardadas pra sempre!

    Gabriel é muito esperto e tenho certeza que amou o passeio... eles se divertem do jeito deles mas absorvem tbm muitas coisas que parecem não ter interesse... depois em outra ocasião comentam e a gente descobre que eles gostaram de determinada coisa!

    Adoramos levar Lu pra passear pois ele interage e vê quanta coisa boa existe no mundo!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei este post! Fiquei feliz dele ter gostado do passeio e atravessado todas as pontes do Zológico! Foi interessante saber que ele se focou em todas as placas, Saudades dele!!! Mas no Natal, a gente vai se encontrar de novo!!! Muitos beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. deixei um selinho pra vc lá no meu blog!
    www.projetobb.blogspot.com
    bjo

    ResponderExcluir