terça-feira, 25 de maio de 2010

E na escola?

Apesar dos progressos diários do Gabriel ainda temos nos deparado com algumas pequenas dificuldades na escola. As duas principais questões são as atividades, que ele as vezes não desenvolve até o final, e os desentendimentos com os colegas, em razão da falta de habilidade em se comunicar.

Felizmente Deus nos presenteou com a professora Ana Maria que tem sido excelente em perceber a personalidade e as diferenças do Gabriel em relação às crianças neurotípicas e o ajuda muito a se manter equilibrado e interessado no dia-a-dia em sala de aula. Segundo ela, ele já está lendo algumas coisas sem qualquer ajuda e tem acompanhado a turma sem problemas, exceto pelas atividades deixadas pela metade. Já aquelas das quais ele gosta, ele realiza até o final e são, algumas vezes, concluídas rapidamente, exigindo que ela esteja sempre atenta e dê exercícios complementares para que ele não se desinteresse na aula. A professora chegou a comentar que as outras crianças as vezes se admiram ao vê-lo lendo e comentam: - Tia, o Gabriel tá lendo?

Por outro lado quando ele emperra, e rejeita a tarefa, não tem santo que faça ele se concentrar naquilo. Mas a Ana Maria tem tirado de letra e foge dos conflitos deixando o ambiente tranquilo e aguardando que ele se interesse por conta própria.

Outra pessoa que tem papel especial na escola é a Tatiana. Ela é o braço direito da Ana Maria e dá muito suporte ao Gabriel quando ele precisa se relacionar com os colegas, além de cuidar dele na hora da saída. As vezes ele quer pedir algo ao colega e diz a ela: - Tia, eu quero pedir. Então ela diz a ele: - Então fala para o colega, eu quero a sua pecinha (por exemplo), você pode me emprestar? Ele repete e consegue interagir sem perder a paciência.

Isso sem falar nos outros professores e na coordenação que sempre têm prestado muita atenção e compreendido o nosso garotão.

Depois de um ano extremamente conturbado e tenso em 2009, hoje percebemos que acertamos ao mantê-lo na mesma escola após o diagnóstico. Graças a esta equipe nota dez, as semanas estão passando de maneira mais tranquila e com mais passos para frente do que para trás.

Um comentário:

  1. Escola... as vezes me dá arrepios ao falar desse assunto... Lu todo dia bate em alguém, não faz as atividades, fala palavrão, etc... ontem eu e Luiza demos uma palestra na escola de como trabalhar com eles. Se quiser, te mando por email e vc dá pra escola. O papel deles é super importante né... eles precisam de muito amor e pasciência.

    Lu melhorou faz uns 3 dias... que continue!

    Beijos!

    ResponderExcluir