domingo, 11 de julho de 2010

Festa junina

Ano passado foi um ano cheio de turbulências frequentes na escola e em casa por causa do comportamento do Gabriel. Sem o diagnóstico, não tínhamos a menor idéia sobre o que motivava suas crises de raiva, antes tidas como crise de birra e falta de limites. Na festa junina de 2009, tudo foi difícil. O Gabriel não quis colocar nem sequer a roupa de caipira quanto mais dançar. É claro que demos uma forçada de barra, pois achávamos que era pura birra. Imagina! Porque não querer colocar uma roupinha nova só pra dançar? Na nossa cabeça isso seria normal demais. Por que não? Não, para uma criança autista. Isso representa a saída da sua rotina e quando ela é alterada se torna assustadora e sem controle, se tornando amedrontador para quem vive. Na hora da dança, não quis de jeito algum. Nem preciso dizer que fiquei frustada. Aliás eu não, mas a minha expectativa. É claro, as projeções de mãe de ver o filho fazer tudo direitinho nas apresentações da escola são maiores que o prazer da criança em si. Fui embora pra casa triste e disse isso a ele, ainda mais que havia levado minha sogra e um amiga para ver a apresentação. Hoje, com o diagnóstico, tudo ficou muito claro. Como eu fui cruel com ele, sem intenção, é claro. Ele deve ter ficado muito amendrontado e precisando do meu apoio que não foi dado, pelos motivos que falei antes. Hoje, após a hipótese diagnóstica, podemos saber o que é necessário fazer e evitar para não despertar esse tipo de situação. A antecipação é algo essencial na sua rotina. Falamos com antecedência o quê e como acontecerá. Repetimos durante alguns dias antes da festa desse ano, sobre a roupa e sobre a dança. As professoras também reforçaram isso na escola. No dia da apresentação, vestiu a roupa numa boa e até então não dava sinais de que não queria dançar, só não quis o tal do bigodinho. Fomos preparados para qualquer reação dele. Não forçaríamos de jeito algum diante de uma negativa. Mas decidimos tentar para que ele comece a entender que na vida sempre terá desafios e que ele precisará aprender a lidar com isso. Qual foi a nossa surpresa quando ele entrou pra dançar (apesar de um suspensezinho antes da sua entrada, a turma entrou e nada dele, mas depois de alguns segundos ele deu o ar da graça). No vídeo vocês podem ver a desenvoltura do nosso pequeno. Ele está de camisa rosa e lenço azul marinho, ao lado da sua fiel escudeira, a Tia Tatiana, que tem sido uma amiga especial, ajudando e encorajando o Gabriel sempre. Na foto, antes do início da apresentação, ela fala com ele. (à esquerda)





Gabriel e sua turma, de caipiras. Todos muito fofos. 




Gabriel e sua querida professora Ana Maria, a quem agradecemos e admiramos pela dedicação, compreensão e paciência.  Você tem desempenhado um trabalho excelente. Parabéns!!!




Gabriel e Tatiana. Ela ficou orgulhosa pela dança do Gabriel. É Tia Tati, deu tudo certo. Obrigada pela seu carinho e sua ajuda. Você também é muito especial para ele.




Eu, Gabriel e Tia Jeanne, que veio de Belém e conferiu a performance do nosso caipira. Que bom que você veio Tia Jê.





Eu, Gustavo e o nosso pequeno-grande filho




Valeu filho, mais uma evolução para comemorar! Estamos orgulhosos de você!!!


3 comentários:

  1. Me emocionei com o seu post, já passamos por isso com o Lu... Lu não apresentou pois estava com medo de choguê (chover como ele falava na época) e te outras que ele subiu e ficou andando, nem seguiu os passos da dança, hj ele já faz tudo lindamente! Me emocionei com o seu post.

    Verifique seu blog pois esse post ficou junto com o outro e embaralhou tudo... beijokas!

    ResponderExcluir
  2. eu não comentei aqui pq deu um probleminha no seu blog e enbaralhou tudo... mas agora eu consegui...

    Lindo relato... Amei a roupa dele... amo camisa rosa de homem... amo demais... acho lindo! Ele ficou um gato!!!

    beijos

    ResponderExcluir
  3. Amiga lindos momentos que vc tem relatado
    Muito bom ter presenciado mais um passo do Gabriel...e obrigado sempre pelo carinho...bjs

    ResponderExcluir