segunda-feira, 5 de abril de 2010

Comportamentos




Alguns comportamentos do Gabriel estão sendo trabalhados, desconstruídos ou desaprendidos. Alguns vão deixando de acontecer e outros reaparecem do nada. Desde uns 2 anos e meio percebi que o Gabriel brincava de um jeito diferente. Brincava sozinho, sem pedir ajuda, aliás até hoje é muito independente e raramente pede pra brincarmos com ele. Ontem aconteceu algo que há muito tempo ele não fazia: enfileirar brinquedos ou objetos, o que é muito comum em crianças autistas. A brincadeira perde seu sentido principal e o mais importante é o jeito de arrumar, não há outra função. Lembro que ele já fazia muito isso com seus carrinhos. Demorava um tempo para arrumar e a brincadeira era só essa. Os carros não andavam, só ficavam ali uns atrás dos outros. Não havia a fantasia de uma estrada, movimento de andar ou correr, muito menos a imitação do barulho dos motores. Claro, essas coisas acontecem quando a imaginação está presente e no autista essa habilidade é pequena ou até inexistente. Hoje percebo que havia algo já sinalizando nessa época. Mas como não tínhamos a menor idéia disso, passou despercebido. Parece que essa forma de brincar diz respeito a necessidade de se acalmarem colocando seu próprio mundo em ordem ou pelo simples fato de não saberem brincar da forma adequada, utilizando a função correta do brinquedo.  Ele tem brincado bastante com seu Lego do Star Wars, aliás, é sua fixação atual, e me surpreendi com todas as armas dos clones organizadas em uma linha e quando perguntei o porquê disso ele não soube explicar. Atualmente, temos no esforçarmos para interagir mais com ele por meio de bricadeiras de esconde-esconde, massagens, jogos como soletrando, da memória, etc. Sempre ensinando as regras e a forma correta de explorar as brincadeiras. A imaginação está começando a aparecer na invenção de estórias e quando imita o jogo de tênis com raquete e bolas invisíveis. São progressos pequenos mas muito comemorados. Toca aqui garoto!!!


4 comentários:

  1. Muito boa a idéia do blog! Vou colocar como favorito para poder acompanhar os progressos do Gabriel. Estamos torcendo por vocês. Muitos beijos,

    ResponderExcluir
  2. O famoso Star Wars!!
    Nunca vou esquecer quando vi o Gabriel pegando a caixa desse brinquedo e começou a digitar STAR WARS e LEGO no navegador, dando um 'enter' e entrando em vários sites de jogos... égua do garoto esperto!
    Só de olhar esses brinquedos dá muitas saudades!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada pela torcida Tia Stella. Bjs

    ResponderExcluir
  4. É muito gostoso acompanhar vocês aqui. Me faz crescer. Coloquei no meu blog um link que direciona ao seu. Ok?
    Precisamos nos encontrar. Bjossssssssssss
    Lud.

    ResponderExcluir