sábado, 17 de abril de 2010

Nossa semana

Essa semana quase não postei porque as coisas estão bem agitadas por aqui. O comportamento do Gabriel não tem ajudado e ainda por cima está gripado e febril. Já esperava isso, já que não tem se alimentado direito. Nunca sente fome. Só faz alguma refeição se "ganhar" algo: ou assistir um filme ou ir na locadora enfim qualquer coisa que ele goste muito, caso contrário fica sem comer. Tá complicado porque uma coisa leva a outra. Se não se alimenta não fica bom e se está doente não tem apetite. Está tossindo bastante e não consigo dar um xarope fitoterápico porque ele vomita tudo. O que salva é água, suco, vitamina C e olhe lá. Estou fazendo nebulização com soro e parece que não melhora. Continua tossindo e com febre. A agressividade está dando sinais de aumento. Agora até por motivo nenhum ele vem e bate. Quando confrontado ele vai pro quarto e bate a porta com força. Isso já tinha melhorado, mas voltou com força total. O portal está ficando quebrado com o impacto das batidas. Acredito que os vizinhos não devem entender nada, mas no final da noite as batidas acontecem como se marcadas no relógio. Todo dia, no mesmo horário. A orientação da Cíntia é ignorar. Peço que orem para Deus me dar mais paciência, pois tem comportamentos difíceis de ignorar.

Na quarta, levei o Gabriel para consulta com a Dra Tatiana, uma amiga odontopediatra. Foi consulta de rotina e para ver o tal dente que está "mole". Foi cansativa por vários motivos. Primeiro não quis escovar os dentes antes da consulta, fugiu e corri atrás até alcançá-lo, ganhei alguns arranhões e beliscões por isso. Não o convenci a escovar espontaneamente, foi à força mesmo. Eu e uma auxiliar nos ajudamos na imobilização para permitir a visualização dos dentes. Não houve conversa ou brinquedo que o convencesse a sentar na cadeira e abrir a boca. Prometi dar outro Lego do Star Wars e nada. Prometi deixar ele ir pro computador e foi inútil. Prometi levá-lo na locadora depois da consulta e também não deu certo. Agora ele já se deu conta do processo de negociação e quando ele vê que estamos querendo que ele faça algo em troca, ele vai dizendo: não quero mesmo. Eu posso com isso? Por isso as técnicas a La Super Nanny não davam e continuam não dando certo. Até a Cíntia diz que está cada vez mais difícil negociar com ele também. Imagine ela como psicóloga está achando isso, imagina euzinha. No final das contas, a Tati conseguiu examinar e aplicar flúor. Menos mal. Saí de lá toda suada por fazer tanta força. Como odontopediatra fico tranquila por saber que isso não tramautiza, mas tenho receio de com o passar dos anos, com ele maior e mais forte, não consigamos imobilizá-lo. Só a chegada da maturidade é que realmente fará diferença. O que eu não entendo é que ele foi crescendo e achando ruim ir ao dentista sem sequer ter tido uma experiência ruim, como dor ou desconforto. Até porque não tem nenhum problema como cárie por exemplo (e se tivesse não me perdoaria) Mas enfim tem coisas que não conseguimos explicar. Com a concordância da Tia Tati (já que conseguiu examinar e aplicar flúor) passamos na locadora e ele pegou dois filmes: Shrek 3 e Toy Story. Pediu pipoca, mas ainda não achei milho orgânico, se alguém souber nos avise, estamos à procura. Sei que existe, mas ainda não descobri onde vende.

Para finalizar coloco fotos da época áurea do Gabriel onde ir ao dentista era algo divertido e atraente. Fofo, não acham?





3 comentários:

  1. Olá! Li sua luta, literalmente com seu filho. Te aconselho duas coisas: trocar a psta de dente dele pra uma sem fluor caso ele use pasta com fluor: as vezes ele nãoq eur escovar porque se sente mal (dores, njoos e etc) devido ao fluor e outras quimicas que fazem mal as nossas crianças e outra: não aplique fluor nos dentes do seu filho.. ele poede engolir e faz muito mal. No meu blog tem um post só sobre isso... depois lê lá!

    Quanto as negociações com ele, sim são difíceis mesmo e Lu tbm bate as portas com toda força quando contrariado (carro tbm, inclusive abre porta de carro em movimento).... vc deve falar sem gritar, procurar não falar a palavra não e sempre cumprir as negociações pra ele confiar em vc...

    Algumas coisas ele não deve ganhar presente, são obrigações. Ir ao dentista é chato pra qualquer um e pra ele é pior: cheiros, barulhos, etc etc... Explique pra ele sobre a importancia do dente e fala que o personage X (um que ele gosta) foi e adorou ou que explica a importancia dos dentes pra mastigação, ets... caries, dodói... se eles verem a importancia ds coisas, eles aceitam...

    Beijokas!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada Karla pelas dicas. A experiências de outras famílias nos acrescentam muito.
    Troquei a pasta dele por uma sem flúor. vou passar no seu blog e ver o seu post sobre flúor.
    Vc tem razão. Algumas coisas são obrigações. Sinto que estamos engatinhando no lidar com o Gabriel. As dificuldades estão presentes no diferenciar o que é comportamento de uma criança neurotípica e as dificuldades em lidar com o comportamento tipicamente autístico. Ainda estamos nos acostumando com isso, pois o diagnóstico é muito recente. Mas é errando e acertando que ficaremos mais seguros. Muito obrigada por nos escrever. A ajuda de vcs sempre será bem-vinda. Sempre dou uma passadinha no blos de vcs. Gosto de ler histórias sobre o Lu. Vcs estão de parabéns e ele tb.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Amo essas fotos! Tenho uma delas no meu mural...duas semanas para ver essa fofura e apertar ele...

    ResponderExcluir